Fragmentos da palestra de J.G. Aquino sobre a Educação das crianças e adolescentes
A vida é a partilha do breve tempo juntos
MODO DE VIDA DEVOTADA:
O que estamos fazendo de nós?
Perplexidade, mal estar que nos acompanha na área da educação. Continuando as perguntas...
Isso que estamos fazendo de nós nos basta?
3 momentos importantes:
-crise da experiência educativa
-Assédio, acosso para sobreviver
-reinvenção da experiência educativa
Faísca do encontro de duas gerações...A educação é resultado dessa faísca...
É inevitável pensar nisso em qualquer nível, como pai,filho, educador.
Aderimos a cliches que nenhuma razão tem de ser. O lugar comum de dizer que há uma espécie de crise
com relação aos mais novos, sensação de desautorização da família e da escola...
Hoje a relação com o filho é de emfrentamento...
Proteção absoluta mostra efeitos estranhos em nós..
SEGURANÇA E LIBERDADE-----adolescentes com 40 anos
Onde há segurança não há liberdade...
Onde há liberdade não há segurança
Queremos ser livres mas não queremos pagar o preço que a segurança exige...
Aprisiona as crianças e dá liberdade.
Vivemos em um presente sufocante que não enxergamos um nesga no futuro,
isso nos rouba a tranquilidade porque queremos dominar o futuro, não suportamos mais a dor e
não queremos que as crianças sofram...
Na verdade não há crise, há uma perda de monopólio.
Hoje se educa em todos os campos, mídia, escola, cidade, trânsito...
Nesse ponto a educação vai muito bem obrigado,
educação continuada, educação como um todo
FLORESCIMENTO diferente de ACOAMENTO
Florescimento=vida dividida em comum
Educação encapsullada, enclausurada, proteção, redoma, controle---fadado ao FRACASSO
narcisismo--meu filho é o mais perfeito, o mais belo.....
FRAGMENTOS, quem quiser saber mais, porque tem muito mais, acesse o café filosófico
canal CULTURA
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
James Jeans matemático e astrofísico
"O universo parece-se mais com uma grande ideia do que
com uma grande máquina"
Ideia
fantamasgórica
bola de fogo
sopa
calderão
EXPLOSÃO
ilusão
homem
emoção
sentimento
luta pela sobrevivência
pão , acúcar, feijão...
Gravação de músias
Minha filhota querida, poderia gravar uma música para mim?
"Coração Sertanejo" queria as 4 gravações com Almir Sater, Renato
Teixeira, Maria Betânia e Daniel
Também "Mágoa de Boiadeiros" Sérgio Reis
"todas as Manhãs" Roberto Carlos e Erasmo
Jostein Gaarder
Ainda não li nada deste autor, mas tenho muita admiração quando leio suas entrevistas.
Claro que muito em breve começarei a lê-lo.
Jostein Gaarder
"O Mundo de Sofia"
"A Garota das Laranjas"
"O Castelo Nos Pirineus"
sábado, 18 de setembro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Mamãe Coragem (C. Veloso e Torquato Neto
´Mamãe, mamãe não chore
A vida é assim mesmo eu
fui embora
Mamãe, mamãe não chore
Eu nunca mais vou voltar por aí
Mamãe, mamãe não chore
A vida é assim mesmo eu quero
mesmo é isto aqui...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E por aí vai. Esse poeta do sofrimento aludiu nesse momento
a um sentimento tão comum do nosso dia a dia,
mas de uma dor antiga tão doida
que só mãe pode sentir..
Dor de ver o filho crescer
patir de um pedaço de si
partir e "adultecer"
voar feito pássaro livre,
livre das algemas do lar
livre do afeto gemido, miado...
Nunca mais seremos os mesmos,
somos outras pessoas,
aquelas pessoas que se anularam
uma vida inteira,
para viver cobranças,
lembranças do meu tempo não era assim,
dane-se meu tempo,
já estamos sem tempo para rever
o mais importante
O SENTIMENTO.
"Mamãe, mamãe não chore
Não chore nunca mais, não
adianta eu tenho um beijo preso na garganta"
Eliane
A vida é assim mesmo eu
fui embora
Mamãe, mamãe não chore
Eu nunca mais vou voltar por aí
Mamãe, mamãe não chore
A vida é assim mesmo eu quero
mesmo é isto aqui...
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E por aí vai. Esse poeta do sofrimento aludiu nesse momento
a um sentimento tão comum do nosso dia a dia,
mas de uma dor antiga tão doida
que só mãe pode sentir..
Dor de ver o filho crescer
patir de um pedaço de si
partir e "adultecer"
voar feito pássaro livre,
livre das algemas do lar
livre do afeto gemido, miado...
Nunca mais seremos os mesmos,
somos outras pessoas,
aquelas pessoas que se anularam
uma vida inteira,
para viver cobranças,
lembranças do meu tempo não era assim,
dane-se meu tempo,
já estamos sem tempo para rever
o mais importante
O SENTIMENTO.
"Mamãe, mamãe não chore
Não chore nunca mais, não
adianta eu tenho um beijo preso na garganta"
Eliane
Assinar:
Postagens (Atom)