sábado, 3 de julho de 2010

Israel/Palestina/Rio de Janeiro

O documentário "PONTO DE ENCONTRO" feito pela brasileira Júlia Bacha com a colaboração de uma israelense, uma palestina e uma americana, prêmio de melhor documentário no Festival de São Francisco.



"A idéia do filme não é tomar partido", disse Júlia, o filme fala do encontro de Israelenses e Palestinos, da situação dos cidadãos que sofrem as pressões desses "estados" políticos, que vivem a dualidade de sentimentos, tragédias, um vivendo ao lado do outro, próximos, vizinhos, sem se reconhecerem ou terem um ponto de comunicaçaõ, são irmãos mas estranhos entre si.
Um filme sobre pessoas anônimas que vivem em Israel e na Palestina (Teritórios Ocupados=Samara e Judéia).
A cineasta tenta "encontrar nessa narrativa um ponto de encontro, um processo de reconciliação feito com justiça", algo que lhes seja similar, ela acredita que do "trabalho de discusão e debate surgirá o entendimento do conflito". Uma estudiosa do Oriente Médio, historiadora que fala como Antropóloga...



Eu tinha muita curiosidade em saber porque pessoas que chegam de viagem da Palestina ou Israel   se dizem sentir mais seguras lá do que aqui no Rio de Janeiro, este é um quentionamento que me atordoava, sempre procurei achar uma resposta, parece que agora surgiu alguma explicação. A Júlia também teve essa sensação de segurança e ela disse que sendo brasilera, estando nestes países eles não lhes dão a importância de cidadão e você passa que meio despercebido, basta que vc não frequente as zonas de conflitos, daí senti-se protegida.
Essa sensação de segurança também foi relatada por um grupo de escritores do qual participava Affonso Romano de Sant'Anna em visita a Israel, e outras pessoas que tive contato.



Voltando a Júlia, ela como cidadã do Rio de Janeiro sofre diretamente o medo e a violência da cidade, como indivíduo integrante desse cotidiano, é mais ou menos isto que entendi, por hora me satisfaz. Achei a entrevista da Júlia esclarecedora, bem intencionada, inteligente, ambiciosa, LEVANTANDO A BANDEIRA DA PAZ, não só entre Palestina e Israel mas a paz por um mundo melhor.
O documentário ainda está em São Paulo, espero ter a oportunidade de assistir quando chegar ao Rio. 

(Entrevista dada ao Canal FUTURA, 02/07/2010)   

Nenhum comentário: